terça-feira, 29 de maio de 2012

CAVUCO E SUA SANFONA DO FOLE FURADO


Sebastião Gomes de Freitas, conhecido como Cavuco tem 61 anos. Nascido na Fazenda Califórnia em são Gonçalo do Amarante no ano de 1951 iniciou na vida artística aos 17 anos tocando uma sanfona de oito baixos. Sem nunca ter estudou o instrumento diz que aprendeu vendo e ouvindo os sanfoneiros dos forros que frequentava.

Cavuco e sua sanfona de 39 anos
Em 1973 aos 22 anos vai tentar a vida em São Paulo como servente de pedreiro, lá faz um curso de carpinteiro e muda de profissão. Com o dinheiro ganho na construção Civil em 1974 Cavuco compra uma sanfona de 120 baixos que carinhosamente chama de “Mão de família”.

Cavuco passa um ano e seis meses em São Paulo e desempregado volta para Rio Grande do Norte. Nesse pouco tempo trabalhando longe de casa além de sanfoneiro foi servente de pedreiro, Carpinteiro e atualmente trabalha como motorista.



O velho sanfoneiro de 44 anos de carreira se emociona quando relata a historia da sua sanfona que foi uma parceira importante na criação de seus filhos e com tristeza mostra o desgaste dos 39 de forro Pé de serra em uma sanfona. O fole remendada de durex é um dos problemas do instrumento.

44 anos de forro pé de serra
Cavuco fala da dificuldade que tem de trabalha com uma sanfona com fole furado e com tristeza diz que não tem mais condições de tocar em eventos grandes. Emocionado relatar a atitude ao do prefeito Jaime Calado que assumiu o compromisso de dar uma sanfona nova.

O sanfoneiro diz que o processo já esta em andamento, já que foi junto com Alexandre Santos que é o atual presidente de a Fundação Dona Militana fazer um orçamento em uma casa especializada em instrumentos musicais. O sanfoneiro fica na expectativa de tocar o São João com um instrumento novo doado pelo prefeito.



Essa ação do prefeito Jaime Calado vai ser uma grande contribuição para a cultura local, já que o sanfoneiro é o último de São Gonçalo do Amarante e que não tem condições de compra uma sanfona nova.

Cavuco é o sanfoneiro do grupo de Forro Pé de Serra será o Benedito que é uma das melhores bandas de forro Pé de Serra do Rio Grande do Norte.