sábado, 18 de maio de 2013

INDÍGENAS PROTESTAM EM FRENTE A SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL/RN E SÃO RECEBIDOS PELO PROCURADOR



O Dia 26 de Abril de 2013 é uma data que vai ficar marcado na historia do movimento indígena potiguar, digo isso pela demonstração de força e de organização dos seus representantes no Rio grande do Norte.
Os indígenas lideram uma caminhada pelas ruas de Natal onde fizeram dois protestos, contra o senso do IBGE de 2010 e contra o descaso com que o Ministério Público Federal tem tratado as questões indígenas do Estado.
Cantando e dançando as lideranças, Motyrum Indígena, Grupo Paraupaba e estudantes da UFRN, exigiram falar com o Procurador Ronaldo Sérgio para que o mesmo explicasse aos 25 representantes das comunidades indígenas presentes porque o MPF/RN não atendia a reinvindicação dos povos indígenas, e o porquê de não defender a comunidade Sagi/Trabanda no processo de reintegração de posse que foi movido pelo especulador imobiliário Waldemir Bezerra.
Segundo informação da procuradoria o Procurador Ronaldo Sérgio, estava em viagem a Brasília/DF. Diante da pressão feita em frente à sede onde a imprensa começa a chegar o Procurador-Chefe, Fábio Venzon, resolveu receber quatro lideranças indígenas para conversar.
A comissão formada por Tayse Campos (Coordenadora da APOINME/RN e liderança da comunidade Amarelão/João Câmara); Antônio Adriano Lopes (liderança da comunidade Caboclos/Assú); Manoel Leôncio do Nascimento (cacique da comunidade Sagi/Trabanda/Baía Formosa); e José Luiz Soares (cacique da comunidade Catu/Goianinha e Canguaretama).
O Procurador-Chefe, Fábio Venzon, disse que o MPF/RN está tomando providencias para atender a reinvindicação da comunidade Sagi/Trabanda e o assessor do Procurador Ronaldo Sérgio, Jairo, afirmou que já foi solicitado a 6ª Câmara/Procuradoria Geral da República a vinda de um analista pericial para fazer perícia na comunidade e a partir daí o MPF/RN entrar no caso defendo a comunidade na justiça. Jairo garantiu que o analista pericial estará vindo em maio para Natal para fazer esse trabalho.