sábado, 22 de março de 2014

O FORTALEZA DOS REIS MAGOS, FICANDO MAIS FORTE!



Quando no final de 2013 eu fiquei sabendo através da Tribuna do Norte que a Fortaleza dos Reis Magos seria administrada pelo IPHAN e não mais pela Secretaria Extraordinária de Cultura, me deu uma angustia danada. Comecei a refletindo sobre a perda do maior cartão postal do Rio Grande do Norte, para uma Instituição Federal. O Rio Grande do Norte sempre perde, perdemos a Fortaleza do Reis Magos, como também perdemos o arquipélago de Fernando de Noronha para o Estado de Pernambuco. O que mais temos para perder... Durante dias fiquei com esse pensamento me perturbando.

Os dias se passaram e desde então não mais tinha pensado sobre o assunto, mas nessa sexta-feira, dia 21 de março por sugestão de Luiz Dutra (Professor e Arqueólogo da UFRN), fui fazer o registro fotográfico das escavações, já que o estudo arqueológico para restauração do Forte esta em fase de conclusão.

Na vista a Fortaleza eu tive contato os arqueólogos, auxiliares e funcionários do Forte. Ao mesmo tempo em que fotografava eu presenciava as barbaridades cometidas nas reformas gerenciadas pelas gestões passadas da Fundação José Augusto, janelas de acrílicos, grades substituídas, banheiros e o reboco nas paredes de pedra do Forte. As reformas da FJA, descaracterizam aquela patrimônio de 416 anos. Pior ainda é saber que esses erros não foram cometidos apenas no Forte, se espalham pelo Estado potiguar, fica como exemplo a igreja de Cunhaú em Canguaretama, a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Flor e mais recentemente a reforma do Teatro Alberto Maranhão em Natal. Essas reformas são exemplos criminosos de ações que descaracterizaram nossos patrimônios.

Sem duvida o nosso forte é mesmo um forte, para ter resistido em pé a tanto vandalismo bancado pelo dinheiro público.

Não sou especialista, mas me parece que essa reforma do Forte, além de nos trazer de volta a originalidade tirada nas reformas anteriores, também vai nos proporcionar surpresas através dos estudos que estão sendo feito pela empresa contratada pelo IPHAN.

Mas ainda existe muito a ser feito, dentro da Fortaleza a coisa caminhando bem, mas é só sair que tudo muda. Hoje quando eu estava terminando de fazer as fotos, presenciei o desespero de uma funcionaria chamando o segurança, ela falava que algo de errado estava acontecendo lá fora, ao sai, vejo vários rapazes correndo em direção do mangue. Infelizmente era mais um assalto, dessa vez uma senhora ao sair do forte teve sua bolsa com dinheiro e celular tomado de assalto. Felizmente em minutos uns rapazes fizeram o trabalho que deveria se feito pela PM, pegaram o ladrão e entregaram para policia, tendo à senhora que foi assaltada os seus pertences devolvidos.

O mais interessante é que a Fortaleza dos Reis Magos com seus 416 anos continua mantendo a função de defender quem esta dentro. Mas do lado de fora o governo do Estado não cumpre com seu papel de dar segurança aos visitantes, sendo assim, eu sugiro ao superintendente do IPHAN Onésimo Santos que lubrifique e direcione os canhões em direção oposta do mar para inibir a bandidagem e proteger os visitantes da Fortaleza.