sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TODO APOIO AO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA!


No final dos anos 80 eu vivia pelas periferias de Parnamirim nos jogos de futebol, casas de amigos e festas... Onde tivesse a batida de uma zabumba eu, meus amigos e primos íamos conferir.

A vida muda, e me afastei de Parnamirim, só retornando no ano de 2007 para trabalhar com o Boi Calemba de Mestre Elpídio, nessa época conheci os brincantes do Boi de Reis e suas realidade sociais, na grande maioria pessoas humilde de baixa renda. Um grupo que mesclava idosos, jovens e crianças. Além da falta de apoio tínhamos outra dificuldade, a de reunir o grupo para os ensaios, já que alguns brincantes viviam mudando-se de endereço. Para reparar esse problema até escrevemos alguns dos brincantes no Conjunto dos artistas que seria construído em São Gonçalo do Amarante, projeto que nunca saiu do papel. Infelizmente Mestre Elpídio faleceu em janeiro de 2010, e eu me mais uma vez me afastei de Parnamirim.

Por amor ao Boi de Reis e ao compromisso assumido com o Mestre Elpídio, ainda fizemos algumas tentativas e reviver o grupo, mas não tivemos êxito em nossos objetivos. Já que os recursos eram poucos e tínhamos a grande dificuldade de reunir o grupo, onde a maioria não tinha residência fixa.
No ano de 2013 reiniciamos os trabalhos de revitalização do Boi de Reis de Parnamirim, dessa vez com apoio da fundação Parnamirim de Cultua, sai à procura dos brincantes do Boi de Chico do Rancho e de Mestre Elpídio.  Parnamirim cresceu muito e a dificuldade de encontra-los era o nosso maior desfio. Alguns deles já eram senhores de idade que nunca tiveram uma casa e viviam se descocando a procura de um lugar mais digno e aluguel mais barato.

O primeiro que procurei foi Vicente, que fazia o personagem de “Mateus” do Boi de Mestre Elpídio, procurei nos velhos endereços, e nas casas de amigos e filhos, a noticia que me passaram foi a mesma, ele mudou-se para uma casa do projeto “Minha casa minha vida”, que fica lá próximo do “Beco do Ingole”, eu peguei o endereço na casa de um filho e fui atrás do brincantes do Boi, mas só me recordava da época em que eu andava por aquele local, na época era um local perigoso, a noite só andávamos em grupo por aquela região e até evitávamos.

Receoso por esta com meu equipamento fotográfico fui a procurar, e quando chego ao local, me deparo com uma Parnamirim, transformada. O endereço era o “residencial, Ilhas do Atlântico” um condomínio fechado, com Portaria, quadra de esporte, com área social e estacionamento, próximo de outros condomínios. Foi Recebido por Vicente, o Mateus do Boi de Mestre Elpídio, sempre com um sorriso no rosto me pediu para eu entrar e conhecer a sua nova casa, alguns problemas eram visíveis, principalmente na instalação hidráulica, mas a realidade era que ele não pagava mais aluguel, agora pagava um valor bem mais barato e de sua própria casa. Em nenhum momento escondeu a felicidade de esta morando no que era seu e não precisar esta se mudando de um canto para outro.

Encontramos outros brincantes e fizemos nossa parte de mapeamento do Boi de Reis de Parnamirim, as primeiras reuniões foram no próprio residencial. Infelizmente o projeto parou, mas não demos por vencido, assim que tivermos estruturado voltaremos para honrar o compromisso firmado com Mestre Elpídio e agora fica mais fácil, hoje sabemos onde encontrar nossos brincantes.

Lenilton Lima