terça-feira, 22 de janeiro de 2013

INDIGENAS DO RIO GRANDE DO NORTE EXPÕE NA FIART 2013



Faz cinco anos que as comunidades indígenas do Amarelão de João Câmara e a comunidade do Catu que fica localizada ente as Cidades de Canguaretama e Goianinha vem participando da Feira Internacional de Artesanato Natal (FIART).

O artesanato exposto para venda do Amarelão é produzido pelo Grupo Motyrum Caaçu do e o do Catu pela comunidade e a cestaria de Nascimento.

Esse ano para levar o artesanato das comunidades indígenas às comunidades tiveram apoio da UFRN, Prefeitura da Canguaretama e o Grupo Paraupaba que vem apoiando todos os anos. A FUNAI apoiou apenas dois anos.

Um problema enfrentado pelos indígenas na hora de expor seu artesanato na FIART e a falta de espaço apropriado. O local destinado aos indígenas potiguares e de outros estados é muito pequeno, quente e sem iluminação apropriada.

Segundo Tayse Campos, as vendas durante os dois primeiros anos foram boas e depois ficou fraca, e o artesanato não vende mais tanto quanto antes.

Mesmo assim o grupo se dispõe a representar o Rio Grande do Norte todos os anos.


Livro de Jussara  Galhardo “Identidade Indígena no Rio Grande do Norte: Caminhos e descaminhos dos Mendonça do Amarelão” 

Livro de Jussara  Galhardo “Identidade Indígena no Rio Grande do Norte: Caminhos e descaminhos dos Mendonça do Amarelão”