domingo, 27 de janeiro de 2013

MAIS UMA CANOA INDÍGENA ENCONTRADA NA LAGOAS DE EXTREMOZ



Mais uma canoa foi encontrada na Lagoa de Extremoz, ha quatro dias os netos de Cecilia do Boi encontraram uma canoa que provavelmente foi dos indígenas que ali moravam.

A canoa esculpida em um único tronco de uns quatro metros de comprimento. Não sou especialista no assunto, mas acredito que essa canoa foi feita usando um método diferente da canoa também retirada da Lagoa de Extremoz que esta exposta no museu câmara cascudo.

Essa nova canoa encontrada esta sem as laterais, apenas o lastro e as cabeceiras da embarcação.

Faz algum tempo que eu venho divulgando o descaso das canoas indígenas que são retiradas da Lagoa de Extremoz. Procuro sabe sobre esse patrimônio, de que tribos pertenciam, quantos anos tem. Nuca encontrei nenhum estudo oficial sobre esse patrimônio da Cidade de Extremos.

Devido a grande estiagem no Rio Grande do Norte a Lagoa de Extremos esta secando e as canoas estão aparecendo, o jovem Eliezio de 16, anos um dos netos de dona Cecilia do Boi que encontrou esse canoa me falou que mais seis foram encontradas.

Celia do Boi que toma conta de um terreno as margens da Lagoa me confidenciou que um pescador local encontrou uma canoa e veio navegando tranquilamente como faziam os nossos indígenas. O pescador deixou a canoa nas margens da Lagoa exposta ao público que vinham em grande quantidade ver a descoberta do nativo, como muitos curiosos não se contentava apenas em olhar e subiam na embarcação a canoa foi destruída, segundo Cecilia.

Perguntei para algumas pessoas do destino das canas e a resposta foi a mesma, elas não sabem o destino, só falam que foram levadas para serem expostas em algum lugar.

Um dia encontrei um pescador de Extremos aqui em Natal que me relatou ter encontrado doze canoas submersas na Lagoa de Extremoz e que um amigo também pescador tinha vendido uma para um bar em uma praia do litoral sul.

Algo deve ser feito em defesa desse patrimônio do norte-rio-grandense antes que seja tarde demais.