quarta-feira, 12 de junho de 2013

INDÍGENAS POTIGUARES SAGI/TRABANDA SÃO INTIMADOS A COMPARECER NA DELEGACIA DE BAIA FORMOSA.


Nessa quarta feira dia 12 de junho de 2013, seis índios Potiguares Sagi/Trabanda, foram intimados a depor na delegacia de Baia Formosa. O motivo da intimação foi uma grande vala cavada pela comunidade para desobstruir a passagem de água do Rio Cavaçu para o mangue.

O desentendimento começou com uma ponte construída pela prefeitura no Rio Cavaçu, durante a construção da ponte a prefeitura obstruiu o fluxo de água do rio que desaguava no mangue. Essa ação teve consequência gravíssima, pois o mangue secou e com isso houve um desequilíbrio ecológico e algumas espécies morreram.

A comunidade encaminhou uma denuncia de crime ambiental ao IDEMA, que notificou a prefeitura e deu um prazo até o dia 20 de maio de 2013 para que fosse tomada as medidas cabíveis para que o fluxo do rio se normalizasse.

Com o não comprimento do prazo estabelecido a prefeitura, a comunidade de Sagi, em regime de mutirão, cavou uma grande vala para restabelecer o fluxo natural do rio para que então voltasse a desaguar no mangue.

Por esse motivo os seis índios intimados foram conversar com o delegado, ele propôs aos mesmos, que intermediassem um dialogo com a comunidade para que tapassem a vala que fora aberta e assim os carros pudessem trafegar no local. O delegado prometeu que depois de tapar a vala, a prefeitura junto com o IDEMA resolveria tudo no prazo de 30 dias, e caso isso não acontecesse a comunidade poderia reabrir a vala.

Mas a comunidade indígena de Sagi Trabanda pensa diferente, desde que foi construída esta ponte há mais de dez anos, eles sofrem com o desequilíbrio ecológico. E agora com o problema do fluxo do rio resolvido nasce às expectativas da volta dos caranguejos e das outras espécies que por lá habitavam.