quinta-feira, 13 de junho de 2013

O AMARELÃO DOS MENDONÇA É LINDO!

A antropóloga da FUNAI, Ester de Souza Oliveira e Rafael de Souza da comunidade do Amarelão.

Excursão na comunidade indígena do Amarelão em João Câmara teve inicio às 9 horas da manhã do domingo, dia 08 de junho de 2013. Estiveram presentes a antropóloga do Museu Câmara Cascudo Jussara Galhardo, o funcionário do IBAMA Amauri, e os funcionários da FUNAI, Martinho Andrade e a antropóloga Ester de Souza Oliveira. Fomos guiados por Tayse Campos a dirigente da APOINME no Rio Grande do Norte e Rafael de Souza da comunidade do Amarelão.

Foi um passeio no tempo, regado à beleza e da natureza. O grupo fez uma um turismo pelas estradas de barro da comunidade no carro da FUNAI que nos levou a algumas trilhas que davam acesso a Pedra do Sino, as Inscrições Rupestres, aos Tanques e aos Açudes da Comunidade.

Podemos nos deliciar com uma mata verde, cheia de animais e flores. Do alto da Pedra do Sino podemos ver os roçados dos Mendonça e uma revoada de arribaçãs.

O passeio no Amarelão me redeu um belo registro fotográfico, mesmo com a ausência do nosso céu azul a poesia fluiu no cinza do dia nublado nas terras dos Mendonça da Comunidade indígena do Amarelão.

Pé de umbu florido

Beija Flor, Tesourão em sua visita matinal.

A moda agora no Amarelão é o jogo de biloca!

A moda agora no Amarelão é o jogo de biloca!

A moda agora no Amarelão é o jogo de biloca!

Safra do umbu no Amarelão

Era debaixo desse pé de Gameleira que se os Mendonça faziam a feira.

Abraço na gameleira

Casa de Taipa dos Mendoças

Martinho da FUNAI


Quase todas as casas tem uma cobertura dessa, onde se assa a castanha.